quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mercado de São Miguel

Patrimônio esquecido pelo poder público
O mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, começou a ser construído em outubro de 1965. Inicialmente, era uma propriedade particular, depois passou a ser público, sobre a responsabilidade da prefeitura. Atualmente, o mercado está em situação de abandono. Dentre as causas podemos citar a diminuição do fluxo de automóveis pelo bairro, que era mão dupla e hoje é via única, o aumento de hiper mercados na cidade também afastou compradores, a falta de segurança e de interesses dos poderes públicos para fazer divulgação e valorização do mercado também contribui para o descaso generalizado.
Os que exploram o mercado foram os responsáveis pela requalificação da fachada. Eles esperaram por mais de dez anos que o município confeccionasse a placa. O mercado possui 196 boxes, dos quais 104 estão fechados. As condições sanitárias no local são precárias. A mais recente reforma feita no mercado foi em setembro de 1992 no governo de Fernando José.
As opiniões sobre a mudança da administração de particular para o público são diversas. Para Joana Miranda, 86, há 40 anos possui um comércio no mercado, com as mudanças da administração as vendas caíram. “Tem dias que não vendo nada estou pagando para trabalhar”, afirma Joana. Silvestre dos Santos, 68, mais conhecido como seu Neném, há 53 anos no mercado diz que houve melhorias. Os blocos que ainda estão em funcionamento oferecem diversos serviços, vendas de refeições, barbearia, eletrodomésticas, confecção, bares, produtos de candomblé e umbanda. A permissão para a utilização dos boxes é concedida pela prefeitura que cobra uma taxa mensal entre R$ 22 a R$ 306.
O mercado consegue grande movimento em dois dias do ano: 29 de setembro, dia de São Miguel, quando é celebrada a missa e festejos, e em 24 de dezembro, dia de Santa Bárbara. Há 31 anos no mercado, “seu Totó”, como é conhecido Astrogildo de Jesus da Silva, 85, continua fazendo, todas as sextas-feiras, uma roda de samba formada por vários amigos e músicas.
Sônia Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário