quarta-feira, 22 de abril de 2009

Jose Valentim dos Santos

Jose Valentim dos Santos, 72 anos, o seu “Zeca Biscoito”, um homem bom vivant. Moreno, olhos castanhos, cabelo baixo, com os seus um 1,64 altura. Um homem muito extrovertido sempre alegre e sorridente. Brincando ele sempre fala “não quero chegar a ser um velho gaga”. Sempre elegante, atencioso com as pessoas, gosta muito de andar alinhado, bem vestido. Com seu talento para o humorismo, faz as pessoas rirem. Com o seu jeito de ser, leva todos os que o rodeiam aos risos descontrolados. Hoje, com os seus cabelos grisalhos, aposentado depois de ter trabalhado muito duro como funcionário de um órgão federal e ter criado 8 filhos, vive hoje uma vida tranqüila escutando o canto dos pássaros todas as manhãs, com sua deusa ‘Dona Detinha’, sua esposa. A cidade onde mora, que sempre foi um grande sonho seu, é Santa Bárbara, que fica a 160 km de Salvador. Uma cidade pacata, calma, um verdadeiro paraíso para se viver.
Todos os dias logo cedo acorda junto com ‘Dona Detinha’, ela prepara o café da manhã e ele fica responsável em dar comida aos bichos. Seus filhos vivem em Salvador, com os seus 11 netos, mas, que todos os momentos que pode, vem visita–los em Santa Bárbara. Sempre fala que o considera um homem realizado pelo fato de ter recebido muitas bênçãos de Deus. Cidadão de temperamento frio em qualquer situação. Quando chegam visitas em sua casa, se preocupa com todos os detalhes inclusive com a sua forma de se sentar, sempre bem elegante perante as pessoas. Tem em seu amigo e vizinho “Zé Preto” um grande conhecedor da terra santa, um companheiro leal que o ajuda sempre que precisa, mesmo às vezes não tendo compatibilidades nas suas respectivas opiniões. Coloca–se muitas vezes como um verdadeiro psicólogo pela forma analítica que se coloca perante as pessoas, analisando–os nos seus mínimos detalhes. Comparando o seu momento passado com os dias atuais constatamos que o seu “Zeca Biscoito” vive uma vida muito mais abundante, com muita paz. Seu José Valentim nasceu num pequeno município que fica a 600 km de Salvador chamado Canche.
Nasceu numa região em um período de muitas dificuldades em que o obrigou a migrar para outra cidade. Pois a única atividade que se encontrava na sua cidade natal era a profissão de vaqueiro que veio tempos depois a se acabar. Passou por vários municípios antes de se fixar em Canudos cidade onde houve uma das guerras mais sangrentas que já houve em toda a história do Brasil. Não muito preocupado com problemas de saúde apesar de se considerar um homem muito forte com uma saúde de touro, come todos os quitutes que são preparados por ‘Dona Detinha’ come sem se preocupar com as futuras conseqüências. Toda a tarde bebe sempre seu wisk preferido e às vezes algumas cervejas, mas sempre de forma social e comedida. Seu lazer predileto é cuidar dos animais: galinhas, passarinhos e bois. Hoje, não exerce nenhuma profissão. Não gosta de falar de política porque vê nela muita corrupção. Possui uma facilidade muito grande para fazer amigos, que com sua forma carinhosa e sincera de ser para com as pessoas logo os deixam “apaixonados”. Todos os dias são inúmeros os cidadãos que passam na frente da sua casa e como um ritual não deixam de falar com o velho “Zeca Biscoito”. Um homem simples, mas com um enorme coração, que com sua vasta experiência de vida conquista a todos dando–lhes conselhos e orientações.
Fernando Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário