terça-feira, 21 de abril de 2009

Comunidade da Rocinha é revitalizada

As primeiras medidas para a reabilitação da infra-estrutura da comunidade da Rocinha, no Pelourinho, já estão sendo tomadas pelo governo. A área de habitação segue entre a cabeceira junto ao muro da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a encosta. Ações como cadastro sócio-econômico, topografia e sondagem da terra foram concluídas no final de 2008. Dentro do projeto, será criado o espaço cultural Praça dos Tambores, voltado para aulas de capoeira, música e outras atividades de inserção social. Também será criada uma biblioteca com oficinas de audiovisual, quadra de esportes e uma cozinha comunitária.
Os moradores da Rocinha, que passa a se chamar Vila Nova Esperança, garantem o sustento através de uma horta. A mesma foi criada principalmente para garantir a preservação ecológica, em conjunto com um espaço para o plantio de flores ornamentais. O arquiteto Marcelo Ferraz é o responsável pelo projeto de urbanização dos 8.840 m2 de área existente, e os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, no valor de R$6,5 milhões.
“Ainda com muita burocracia a gente está conseguindo mudar”, ressalta Ednaldo Sá, 39, secretário de Cultura e Comunicação do Conselho de Moradores da Rocinha e residente do local há dez anos. Durante a execução das obras, os moradores vão ficar em casas alugas pelo governo estadual até a conclusão das obras. Atualmente, existem cerca de 170 pessoas, distribuídas em 66 famílias. A Rocinha é a primeira comunidade a ser beneficiada pelo Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador.
Ana Paula Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário