quarta-feira, 22 de abril de 2009

Falta de técnica na hora do plantio também é um componente que degrada o semi-árido

Historicamente, o nordeste é a região brasileira que mais sofre com a escassez de chuvas. Fator decorrente da localização geográfica e a influência do clima local.
O semi-árido baiano tem sido fortemente atingido pelas secas que geram grandes mazelas econômicas e sociais. Na opinião de estudiosos do assunto, como o meteorologista Tiago Serra, do Instituto Aditares, a problemática da região pode ser ainda maior se os governos e a sociedade se descuidarem das questões ambientais. Principalmente no que ser refere aos cuidados com os recursos hídricos e a forma de utilização do solo na hora do plantio.
João do Santos, um agricultor de Santana do Sobrado, relatou que sempre utilizou técnicas de queimadas na preparação da terra para a plantação e disse que desconhecia as os danos causados ao ambiente na utilização deste método. A associação de agricultores do município garante que já está elaborando um curso com técnicas preparatórias para o plantio, onde a prioridade da preservação do meio ambiente será o tema principal. “Aguardamos ansiosos” ressaltou senhor João dos Santos.
Rebeca Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário